domingo, 9 de março de 2008

JUSTIFICATIVA DO PROJETO


Há muitas comunidades carentes sitiadas às margens do Rio Capibaribe. São comunidades onde o grau de violência é altíssimo, onde se encontram vários tipos de problemas sociais, como violência doméstica, urbana, tráfico, baixa escolaridade e problemas de infra-estrutura.

Essas comunidades são consideradas marginais e geralmente não têm condições para desenvolver projetos auto-executáveis pelos problemas acima citados, dentre outros e por isso é necessário que pessoas – intelectuais, artistas, produtores culturais e outros, dispensem atenção especial para atuar em parceria com estas comunidades. Baseando-se na Ética da Solidariedade – Edgar Morin - como pilar para o desenvolvimento humano-social, foi criado o CINEBARIBE.

Com este projeto, solidificaremos ações que atuam em:

I. Desenvolvimento humano a partir da arte e da filosofia;

II. Fortalecimento de comunicação para que os jovens e adolescentes possam participar do processo de comunicação global pela Internet e uso da imagem;

III. Criação de material audiovisual para uma biblioteca virtual pública que será lançada na web em uma plataforma FREE ( youtube.com )

IV. Geração de material de registro histórico que servirá para difundir e informar às gerações presentes e futuras sobre os temas sociais em desenvolvimento;

V. Produção de mostras coletivas para as comunidades atingindo assim a população local, além do educando.

Estimular o talento criativo natural de cada indivíduo e a continuidade de produção artística dos participantes que poderão agregar os novos conhecimentos aos projetos de inclusão digital amplamente desenvolvido nos dias de hoje, tanto por iniciativa do governo quanto da rede privada – exemplo: Expresso Cidadão, os laboratórios móveis da prefeitura, lan houses e outros.

Nenhum comentário: