domingo, 9 de março de 2008

OBJETIVOS DO PROJETO


CINEBARIBE é um projeto completo que tem como objetivos específicos a inclusão social através da comunicação e aborda a comunicação como um direito humano. A proposta do projeto é trabalhar com desenvolvimento humano-social através de oficinas de fotografia criativa e vídeo experimental, a partir do pensamento da comunicação no século digital – a democratização da informação pela filosofia da Internet 2.0. O público específico são jovens e adolescentes que habitam comunidades ribeirinhas às margens do Rio Capibaribe.

O projeto CINEBARIBE foi desenvolvido dentro da filosofia do aprendizado transdisciplinar, portanto, é um projeto que lida com artes, comunicação e novas tecnologias.

O projeto é baseado em 4 pilares básicos que são:

  1. Formação: Serão oferecidos durante 3 meses oficinas em fotografia criativa e vídeo experimental quando os educandos irão desenvolver habilidades no manuseio em novas tecnologias tais como: uso de aparelho celular e câmeras digitais. A usabilidade de tais ferramentas será feita de forma consciente e eficiente, pois o objetivo da oficina é estimular e desenvolver o pensamento criativo e filosófico do educando para aplicar as novas tecnologias. Após esse processo de desenvolvimento da criatividade dos alunos e da consciência sobre o inteiro processo da comunicação, iremos partir para o momento da FOTOGRAFIA CRIATIVA. Os alunos irão criar artes fotográficas usando software de edição de imagens. Após trabalhar a fotografia criativa, os alunos aprenderão a construir “narrativas imagéticas multimidiáticas” (vídeo experimental) e aprender como alocar sua arte na plataforma digital, sendo assim incluídos na comunicação GLOBAL. Obs: Para avaliar os resultados dos alunos das oficinas anteriores do autor do projeto, acessar www.youtube.com/user/oimaginauta

  1. Difusão: Ao final de cada oficina será gerada uma mostra coletiva de artes - o Happening Hours. Mensalmente, iremos montar uma exposição com os trabalhos de fotografia criativa dos alunos como também a projeção do material audio-visual dos mesmos. O evento agrega: fotografia, audio-visual – material desenvolvido pelo projeto CINEBARIBE; e convidados que atuam em discotecagem, grafitagem, performances e instalações. Exaltando que o grande diferencial do projeto é o que caracteriza o nome do mesmo, um catamarã no qual iremos adaptar um telão e sistema de som, para que o mesmo navegue pelo Rio Capibaribe e ancore em pontos específicos para projetar o resultado dos trabalhos dos alunos para os espectadores que estarão à margem do rio. É realmente um projeto voltado para resignificar o senso comum a respeito de “comunidades marginais”! .
  2. As comunidades serão aquelas as quais pertencem os educandos, para que eles possam ver seu trabalho sendo apreciado por seus colegas de bairro, fortalecendo assim sua auto-estima e senso de participação no desenvolvimento social local. Cada mês de oficina, gera uma mostra no Capibar e três sessões fluviais.

  1. Inclusão: Uma vez que os educando terão seus projetos difundidos a partir dessas ações culturais geradas pelo CINEBARIBE, como uma ação integrada e indivisível, incluiremos tanto o CRIADOR quando a sua CRIATURA na sociedade local. Objetivamos fortalecer a auto-estima do indivíduo através da arte a da filosofia. Acreditamos que através da arte, podemos trabalhar no resgate da identidade lúdica do sujeito, como também o fortalecimento do seu papel social e de construção do ‘todo’ social.

  1. Registro Histórico: É verdade que todo o equipamento utilizado na oficina é amador, e o software utilizado também é de baixa complexidade, porém o resultado estético dos trabalhos pode ser fascinante! Como atuaremos no desenvolvimento do sujeito lúdico paralelamente, iremos incentivar a linguagem cognitiva de expressão sensorial sobre como cada indivíduo vê-se no mundo e o mundo ao seu redor. Neste momento damos plena liberdade para que sejam criadas obras fotográficas e audiovisuais baseados na liberdade de expressão, como também iremos desenvolver uma mostra de trabalhos com temas específicos norteando assim a criação dos alunos, que poderão desenvolver imagens sobre: meio ambiente, sociedade, cotidiano, arquitetura, turismo, ou seja, é possível direcionar o trabalho. No projeto CINEBARIBE trabalharemos a questão da conscientização sobre meio ambiente.

Como o tema social do projeto é a questão da comunicação no século digital através da “linguagem imagética multimidiática” – fotografia criativa e vídeo experimental, a equipe do projeto criará um BLOG contendo todo material imagético desenvolvido pelos educandos, como também disponibilizará uma ferramenta para interagir com o público que poderá participar da ação a partir de trocas de idéias e também acompanhar o processo on-line. Iremos alocar na Internet todo o material produzido pelo curso.

Pensamos também em desenvolver 300 DVDs com o material ImaginautasCINEBARIBE e criar uma biblioteca virtual.

Nenhum comentário: